sábado, 15 de agosto de 2009

CHAPADA DAS MESAS


























Chapada das Mesas é um destino pouco conhecido, mas é um lugar de beleza exuberante e perfeita para os amantes da natureza.
Chapada será o próximo cenário da Novela das 6 da Rede Globo, vamos conhecer um pouco mais? Com certeza se tornará o destino da moda.
A cidade de Carolina encontra-se na região do Vale do Tocantins, sul do estado do Maranhão. Cachoeiras, trilhas, paisagens exuberantes que fazem parte da Chapada das Mesas, destino. Pouco explorado que tem muito a oferece.
O movimento na cidade é bastante grande de julho a setembro. Em julho as praias fluviais do Tocantins aparecem e são invadidas por turistas da região, para aproveitar melhor a cidade, escolha outros meses. As estações predominantes são o inverno (de setembro a maio, época em que são freqüentes as trovoadas) e o verão (de junho a agosto). O calor é forte durante todo o ano. A temperatura média na cidade é de máximas de 36,6Cº e mínimas de 19,6Cº.
Atrações
  • Cachoeiras da Pedra Caída: é o primeiro ponto turístico importante do Sul do Maranhão. Possui três quedas d'água maiores, sendo que na Gruta do Amor a água despenca a uma altura de 46 metros em uma série de pequenos saltos, além de grande piscina de água corrente. Fica à 50 metros da BR-010, 35 Km distante de Carolina estando em propriedade privada
  • Cachoeiras do Itapecuru: você encontrará duas quedas d'água (18 m e 20 m) que formam uma enorme piscina natural com rochas que a circundam, praias e pequenas ilhas. Também há uma hidrelétrica da década de 40, desativada. As cachoeiras ficam junto à BR-230, 33 Km distante de Carolina. Fica em propriedade privada.
  • Cachoeiras do Rio Farinha: É preciso de um carro com tração nas quatro rodas para se chegar às cachoeiras de São Romão, do Prata e do Farinha, as três no rio Farinha, afluente do rio Tocantins. Atualmente estão sendo ameaçadas pela construção de uma hidroeletrica, cuja obra está parada. As cachoeiras ficam em propriedades particulares.
  • Praia do Tocantins: conhecida por todos que passam pela região sul do Maranhão, o local é bastante cheio. Apesar de serem mais conhecidas como as praias de Carolina, elas aparecem do lado do Estado de Tocantins, na cidade de Filadélfia. As praias começam a aparecer quando o rio baixa, a partir do mês de junho e só desaparecem no final do mês de agosto.
  • Ilha dos Botes: fica à 5 Km de Carolina, à rasante do rio Tocantins, com acesso de barco e de carro saindo pelo bairro do Brejinho. De carro você poderá deixá-lo à margem do rio, num amplo estacionamento, para então pegar o barco que o transportará para a Ilha, distante apenas 100 metros. Lá encontrará bar e restaurante e até barracas (de palha) que lhe permitem pernoitar. Caso a barragem de Estreito seja construída, parte da ilha pode sumir.
  • Morro das Figuras: Próximo à cachoeira da Prata, a 40 km de Carolina com formação rochosa com diversas inscrições rupestres recentemente descobertas por arqueólogos, que acreditam ser de autoria de índios craôs descendentes dos tupis-guaranis.
  • Morro do Chapéu: Com seus 378 metros de altura. Leva o nome por causa do formato.
  • Morro do Portal: de fácil acesso, mas só pra quem conhece bem o local (deve se subir por trás). O morro que fica na estrada para as cachoeiras da Pedra caída, possibilita impressionante visão da chapada das mesas. Além disso, fato interessante é que em uma das paredes do morro há uma cratera com o formato do mapa do Estado do Tocantins.
  • Passagem Funda: Caverna onde vive numerosa população de morcegos.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

SÃO LUIS E LENÇOIS MARANHENSES



























SÃO LUIS

É rica em manifestações culturais, como: o Bumba-Meu-Boi, Tambor de Crioula, Cacuriá, Dança Portuguesa, Quadrilhas Juninas, Reggae e outras. Possui o maior conjunto arquitetônico de azulejos portugueses da América Latina. Possui uma vasta área de praias salgadas. Possui uma culinária peculiar, como: o cuxá, o arroz de cuxá, o peixe frito e a famosa torta de camarão. Frutas tropicais como: bacuri, cupuaçu, abacaxi, açai, buriti, sapoti e murici também tem seu grande destaque. A bebida que mais chama a atenção é a aguardente feita de mandioca. A cidade possui uma vida noturna muito movimentada, possuindo muitos bares, restaurantes, clubes de festas, teatros, cinemas e muios shows de artistas locais, nacionais e internacionais. A vida noturna funciona de 2ª feira a 2ª feira. É uma cidade com muitas opções de lazer e divertimentos. É conhecida como uma cidade festeira.

Ø Principais praias
Ponta Dágua: A 4 quilômetros do centro de São Luís. É uma das mais movimentadas. De acesso fácil, conta com hotéis, restaurantes e clubes de reggae. Próxima ao Parque Ecológico da Lagoa da Jansen.
Calhau: Situada na extensão da Avenida Litorânea. Considerada uma das mais bonitas da cidade. Apresenta ondas fracas e dunas cobertas de vegetação.
Olho d´Água: Chamam a atenção nesta praia a presença de morros e falésias. Seus ventos fortes, de julho a dezembro, a tornam ideal para esportes a vela.
Aracagy : Fica a 19 quilômetros do centro
Praia de São Marcos: Fica a 7 quilômetros do centro, freqüentada por jovens e amantes do surf. Possui bares em toda a sua extensão e animação noturna.
Praia do Meio: localizada entre as praias de Olho D´água e Araçagy, possui águas límpidas e próprias para prática de kitesurf.
Com exceção de alguns trechos da praia do Araçagi, nenhuma outra - Ponta d’Areia, Calhau, São Marcos e Olho d’Água - está em condições para banho. Principal causa: lançamento de esgotos não tratados.

Ø O que fazer:
O point noturno é na praia de São Marcos. O ritmo da noite é o reggae, que faz com que a cidade seja conhecida como a Jamaica Brasileira.

Ø Festas:
Carnaval: É carnaval de rua, marcado por marchinhas, blocos de grupo tudo influencia de seus antepassado, negros, índios, crioulos etc
São João. Tem início dia 13 á 30/06 .
Festa da Juçara : No mês de outubro, no Maracanã, zona rural de São Luís, se reúnem para se deliciar da juçara (açaí) com camarão seco, farinha e da forma que o paladar considerar mais apropriado. Além da fartura da fruta, há apresentações de grupos folclóricos,

Ø Artesanato: Um bom local para fazer compras é no Centro de Artesanato, onde você encontra bordados, rendas, licores, e os tradicionais azulejos pintados

CIDADES VIZINHAS

Ø ALCANTARA: É uma cidade histórica fica à uma hora de barco de São Luís e é um excelente passeio que pode ser feito em apenas um dia. Tem como principal atração a festa do Divino Espírito Santo no mês de maio.
PRAIAS:
· Praia da Baronesa: Possui bares e pousada. Próxima do centro de Alcântara (chega-se lá a pé) é a mais freqüentada.
· Ilha do Cajual: Importante sítio de fósseis de dinossauros. Ponto de reprodução de Guarás.
· Ilha do Livramento: Ilha desabitada, onde se encontra uma das mais belas praias de Alcântara. Chega-se de barco, em 15 minutos de travessia. Bastante freqüentada por turistas.

Ø BARREIRINHAS: É o município portal dos lençóis maranhenses. Possui 47.500 habitantes. Possui o Rio Preguiças que é uma das atrações do município. Tem estrutura para atendimento ao turista, como: pousadas, restaurantes, casas de artesanatos, Banco do Brasil e posto de saúde.


LENÇOIS MARANHENSES

Ø QUANDO IR: Melhor período é de Junho a Setembro quando as lagoas estão cheias. De Outubro a Março é período de estiagem.

Ø ATRATIVOS:
· Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses 155 mil hectares de pura natureza e muitas surpresas para o viajante, num roteiro que inclui visuais sedutores e por de sol inesquecível, flora e fauna abundantes. Grandes vastidões de dunas, lagoas, banhos de mar esperam pelo turista neste verdadeiro santuário da natureza.
· Praias - Ponta do Mangue, Moitas, Vassouras, Morro do Boi, e Barra do Tatu são algumas das belas praias que esperam pelo turista em Barreirinhas. Chega-se de barco a todas elas, partindo-se da sede do município.
· Mandacaru - Vila de pescadores onde a maior atração é um farol de 54 metros de altura, de onde se tem um belo visual do parque.
· Caburé - - Um delicioso refúgio onde o visitante pode tomar banho de mar e tirar o sal do corpo em água doce. Boa opção de pernoite. Existem chalés e boa comida

Ø O QUE LEVAR: O Parque Nacional dos Lençóis é um lugar de puro contato com a natureza. Por isso, nem pensar em levar roupas pesadas. Apenas shorts, camisetas, sandálias tipo papete, capa de chuva, chapéu e trajes de banho. Roupas mais aconchegantes são aconselhadas apenas para a noite. Repelentes, óculos escuros e protetor solar devem estar incluídos na bagagem.


Ø COMO CHEGAR:
Terrestre: A partir de São Luís chega-se a Barreirinhas em 3 horas de viagem.
Aéreo: De avião bimotor e monomotor, a partir de São Luís, chega-se a Barreirinhas em 50 minutos (Táxi aéreo)

Ø O QUE FAZER:
· A grande pedida é descer o Rio Preguiças, que margeia o Parque dos Lençóis até desembocar no Oceano Atlântico. A viagem pode ser em barco de linha, barco fretado ou em voadeiras. No trajeto, são obrigatórias as paradas para aproveitar tudo o que o lugar tem a oferecer: dunas, lagoas e paisagens de tirar o fôlego. Grandes atrações do percurso são as comunidades de Caburé, Atins e Mandacaru, com destaque, nesta última, para o farol, de onde se tem uma visão inigualável do Parque. Caburé e Atins contam com chalés onde é possível hospedar-se com comodidade.
· Visitas às lagoas Azul e Bonita devem estar incluídas no roteiro. O transporte é carro de tração. A viagem de ida e volta leva duas horas, e a recompensa é garantida. A Lagoa Bonita fica cerca de 30 quilômetros por trilhas. Sugere-se levar água e lanche para os passeios demorados.
· Circuito dos Lagos – Esse roteiro é praticado a partir do mês de abril. É formado pelos lagos Santo Amaro, Guapiriba e Travosa. Constitui-se num dos mais belos passeios dos Lençóis Maranhenses, onde o visitante tem a oportunidade de contemplar toda a riqueza da flora e fauna aquáticas da região e, ainda manter contato com as Comunidades de Bebedouro, Boa Vista, São Francisco e Ponta Verde.
· Circuito das Aves – É o passeio perfeito para os observadores de aves. Para quem gosta de caminhadas é o mais importante passeio para o interior do Parque.
· Circuito Oásis do Parque – As maiores e mais belas dunas estão nesta região localizada no interior do Parque. Este passeio é realizado a pé, a cavalo ou mesmo de bicicleta.
· Circuito Águas do Rio Alegre – Após baixar o nível das águas, formam-se inúmeras praias fluviais entre Santo Amaro e Espigão, são diversos os locais de banho.
· Circuito Costa Leste – É um passeio realizado pelas maiores dunas do Parque, partindo-se da Ponta do lago Santo Amaro chega-se até as Praias dos grandes Lençóis, como a praia dos Carutos, praia da Salsa entre outras. São 70 quilômetros de praias desertas e semi-desertas. As mais belas lagoas do Parque estão nesse roteiro.
· Circuito Litoral –Visita a Comunidades Povoado de Travosa e ainda conhecer o inicio do Parque na Barra da Baleia. A paisagem é formada por dunas, lagoas, mangues e matas de restinga.
· Circuito do Cajueiro/Gaivota – É o mais rápido passeio aos atrativos do Parque. Integra as lagoas do Taquiri, da Serra, e Gaivota. Juntas formam o principal cartão de visitas dos Lençóis Maranhenses. Já serviu de cenário para filmes e comerciais.
· Circuito Comunidades do Parque – São Francisco, Ponta Verde, Travosa e Betânia.